Madeira plástica

Vantagens

A madeira plástica apresenta determinadas vantagens em relação à madeira natural, e até a supera, em determinadas aplicações, as propriedades de diversos metais. Essas propriedades dependem de sua composição e do cargueamento.

  • A madeira plástica é resistente à corrosão;
  • É impermeável, isto é, não absorve umidade;
  • É resistente a diversos produtos químicos agressivos, como os ácidos e os álcalis;
  • É resistente ao sol;
  • Por ser verdadeiramente um “plástico”, possui as qualidades de conservação dos plásticos;
  • É imune a roedores e aves;
  • Não forma farpas pelo corte ou fratura, abrasão ou envelhecimento, não racha nem quando lhe são inseridas fixações, como pregos ou ainda cunhas, por exemplo, pois não apresenta a orientação de fibras que possui a madeira;
  • Possui maior agarre à fixações, tanto de pregos quanto de parafusos, e pela sua baixa absorção de umidade, não colabora para a oxidação destes, protegendo-os, exatamente porque nas interfaces com estes, comporta-se como um filme protetor plástico;
  • Possui estabilidade estrutural e química no tempo, não empenando (curvamento) pelo secamento ou envelhecimento;
  • Pode ser trabalhada com ferramentas idênticas às usadas para os trabalhos em madeira;
  • Sendo um material que pode ser pigmentado com as mais diversas cores e com diversos tipos de pigmentos, não necessita ser pintada;
  • Pode ser conformada em sua superfície com diversas texturas, como lisas ou rugosas, adequadas a diversas aplicações.

É conhecido como “madeira plástica” o material composto produzido pela reciclagem de determinados polímeros (popularmente chamados de plásticos), com destaque para o polietileno de alta densidade (PEAD, que é o plástico do que se faz baldes, embalagens de detergente ou garrafas de álcool para uso doméstico, por exemplo). Considerado um dos mais dinâmicos mercados, a madeira plástica gera uma receita de mais de 5 bilhões de dólares, somente nos Estados Unidos. Os polímeros podem ser agregados a outros materiais reciclados (“cargas”) como serragem de madeira, carbonato de cálcio, caulim (um tipo de argila branca em pó), “borra de celulose” (resíduos mais pesados, de fibras grosseiras, da reciclagem de papel e papelão inadequados para a produção de determinadas formas de derivados de celulose), pigmentos que lhe confiram cor desejada e plastificantes, que são produtos químicos que conferem uma certa “plasticidade”, como a flexibilidade adequada à perfuração, por exemplo. Desta maneira, pode-se definir a madeira plástica como um material “compósito”, produzido pela mistura de dois ou mais materiais de natureza completamente diferente que lhe conferem propriedades e custos adequados.

A madeira plástica apresenta determinadas vantagens em relação à madeira natural, e até a supera, em determinadas aplicações, as propriedades de diversos metais. Essas propriedades dependem de sua composição e do cargueamento.

Visualmente, pode ganhar aspecto quase idêntico ao da madeira.

AvaliaçãoOnde se aplicaComo trabalharOnde comprar

A madeira natural

madplast_inicioA madeira natural é muito procurada para a decoração de qualquer espaço por proporcionar ambientes elegantes, requintados e aconchegantes, mas traz uma série de preocupações, a começar pela destruição de florestas que nos são ecologicamente importantíssimas. A madeira requer manutenção constante, é suscetível à umidade e ao sol, à ação dos fungos, carunchos e cupins; pode ceder ao peso, trincar e é altamente combustível.

A madeira plástica, ao contrário, contribui para a preservação da natureza, pois é fabricada com resíduos plásticos que vêm do lixo gerado por empresas e residências, e tem maior durabilidade, dispensando cuidados de conservação frequentes.

Áreas molhadas

madplast_saunas

O sinal mais evidente para se considerar o uso da madeira sintética é a intenção de se aplicar a madeira como elemento decorativo em áreas externas ou sujeitas à umidade.

Os substitutos mais lembrados nesses casos são o plástico comum e o alumínio. Estes, entretanto, são leves, portanto, podem ser movimentados pelo vento, e não proporcionam o mesmo charme.

A madeira plástica é indicada na fabricação de móveis e utensílios, como revestimento, e em quaisquer outras aplicações nas quais seja considerada a madeira natural.

Ferramentas

madplast_ferr

As ferramentas utilizadas para trabalhar a madeira plástica são as mesmas encontradas em qualquer marcenaria. O material aceita pregos e parafusos.

Para colagem, sugere-se o uso de cola plástica, que tem secagem rápida e é bastante resistente, porém, não é recomendada em perfis maleáveis.

12x